terça-feira, 13 de março de 2012

Templários e a sua metamorfose portuguesa: a Ordem de Cristo

Por José Eduardo Franco, investigador

O ano de 2012 é profícuo em comemorações à semelhança do que vai acontecer ao longo de toda esta segunda década do século XXI.  Aproveitar as datas redondas, que assinalam a memória de grandes acontecimentos, pode constituir um grande serviço à cultura e à sociedade.

O reforço da coesão identitária de uma sociedade passa também muito pelo cultivo da memória histórica. Como já afirmei em outros escritos, entendo que a história é para a sociedade o que a faculdade da memória representa para o homem individualmente considerado. Como sabemos, quando uma pessoa perde a memória desorienta-se, pois perde o sentido do presente e torna-se incapaz de perspetivar o futuro. Assim também, quando uma sociedade perde a sua memória histórica tem mais dificuldade em compreender as dinâmicas do presente e fragiliza a sua capacidade de enfrentar com lucidez os desafios do futuro.

Neste ano assinala-se a passagem de 700 anos sobre uma data relevante do processo de extinção da célebre Ordem dos Templários ou da Ordem do Templo, cuja natureza e ação tem motivado a produção de um mar imenso de literatura de ficção e de cinema. Este interesse tem contribuído mais para mitificar os Templários do que para esclarecer, de forma distanciada e desapaixonada, o papel histórico desta Ordem Militar.

O Ordem Militar do Templo, fundada em França, na região de Champagne, no ano de 1120 no contexto da realização do Concílio de Naplus, é uma das mais conhecidas ordens militares da Europa Cristã medieval criada para proteger os movimentos de peregrinação aos Lugares Santos do Cristianismo no médio oriente sob ascendência crescente do poderio de confissão islâmica. As ordens militares nasceram no coração da Idade Média como uma versão especializada da experiência monástica cristã institucionalizada sob o nomenclatura institucional denominada de “Ordens”, cuja Proto-Ordem europeia mais famosa e mãe de todas as ordens ocidentais foi a Ordem de São Bento.

Os Templários nasceram primeiro na dependência dos Cónegos do Santo Sepúlcro, vindo rapidamente a autonomizar-s com a liderança do seu primeiro Grão Mestre, Huges de Payns. 

Os Templários, Freires de Cristo ou Freires do Templo de Salomão como também eram designados, associaram à sua consagração religiosa pela profissão dos conselhos evangélicos de Pobreza, Castidade e Obediência, o compromisso de entregar a sua vida em favor da proteção dos peregrinos e da defesa da Cristandade contra a ameaça do poder islâmico que afrontava os cristãos. A Ordem do Templo, ao lado de outras ordens militares como a de Santiago, a de Calatrava, a do Hospital e a de Avis, cooperava com os exércitos dos reis e senhores cristãos nas cruzadas contra o chamado “Infiel” tanto no Médio Oriente e como na Península Ibérica, procurando reconquistar os territórios de antigo domínio cristão, entretanto conquistados pelos muçulmanos.

Estas ordens militares funcionavam como uma espécie de tropa de elite bem treinada e altamente motivada, cuja participação nas batalhas decidia muitas vezes o sentido da vitória.

O serviço prestado por estas instituições aos monarcas cristãs, com especial destaque para a Ordem do Templo, foi largamente recompensado com a atribuição de bens, nomeadamente terras, castelos e outras regalias, que as tornaram poderosas e influentes. Em Portugal, além do papel fundamental desempenhado pela Ordem do Templo, ao lado das suas congéneres, na reconquista cristã e, por consequência, na formação de Portugal, teve um papel relevante no povoamento e controlo do território conquistado ao Mouro.

Devido a vicissitudes várias e a fatores que ainda hoje carecem de explicação cabal, a Ordem do Templo foi, há sete séculos, depois de quase duzentos anos de existência, submetida a um processo trágico que levou à sua extinção. Semelhanças houve com o que viria acontecer, mais tarde, com a expulsão da Companhia de Jesus de Portugal pela mão de Pombal, e noutras monarquias europeias no século XVIII, acabando com a sua extinção universal em 1773 pelo papa Clemente XIV.

O processo antitemplário foi liderado pelo Rei de França, Filipe, o Belo, que conseguiu a conivência do Papa de então, Clemente V, para considerar a Ordem do Templo culpada de desvios e faltas graves. De tal modo que o monarca francês logrou, embora hoje sem sabermos com certeza se com provas justas, obter do Papa a extinção desta Ordem e até a condenação das suas mais importantes lideranças, culminando com a morte na fogueira do seu último Grão-Mestre, Jacques de Molay, em 1314. Mas o processo tinha começada em 1308 com uma bula papal enviada aos príncipes cristãos para clarificar a situação dos Templários e declarar a necessidade da sua extinção, seguida de outra bula, emitida em 1309, a ordenar a prisão dos Freires de Cristo e, finalmente, da bula Ad Providum, de março de 1312, a decretar a anexação dos significativos bens desta Ordem e a transferi-los para a posse da Ordem do Hospital.

No entanto, D. Dinis, que então presidia ao trono de Portugal, resistiu a aceitar a diretiva papal que mandava extinguir a Ordem do Templo, consciente do relevantíssimo serviço que tinha prestado e continuava a prestar na defesa e povoamento do território português. Através de uma ação diplomática bem sucedida conseguiu obter do Papa uma solução para acatar a extinção, não extinguindo de facto esta Ordem de elite, cuja dispensa não convinha à estratégia política do Reino de Portugal. A solução passou por comutar o nome. Mantiveram-se os mesmos efetivos, os mesmos bens e a estrutura organizativa, mas mudou-se o nome da Ordem. A Ordem passou a chamar-se Ordem de Cristo. Assim, com esta jogada de diplomacia, D. Dinis salvou os Templários que passaram a ser integrados na Ordem de Cristo, no fundo, o nome novo da Ordem do Tempo ou dos Cavaleiros de Cristo.

Sabemos hoje quão importante e decisivo foi este empenho político de D. Dinis em evitar a extinção dos Templários em Portugal. Mais tarde, a sucedânea Ordem de Cristo liderará a promoção de uma das empresas mais importantes e significativas de toda a História de Portugal: as viagens marítimas de descobrimento. Através da liderança de um dos mais famosos Grão Mestres da Ordem de Cristo, o Infante D. Henrique, Portugal ficou na história universal como o primeiro império global da humanidade e o pioneiro da construção da globalização.

A Ordem de Cristo tutelou, no século XV, todo o processo de descobrimento de novos caminhos marítimos e de novos territórios e povos desconhecidos oficialmente, como consequência da política expansionista extraeuropeia promovida pela Dinastia de Avis fundada pelo Rei D. João I. Depois da conquista de Ceuta em 1415, o primeiro território descoberto oficialmente no Atlântico foi o Arquipélago da Madeira em 1419/20, ao qual sucedeu uma série de viagens que culminaram com a navegação de toda a costa africana, a passagem do temível Cabo das Tormentas, a chegada à índia por via marítima (1498) e a descoberta oficial do Brasil em 1500.

Estas viagens permitiram estabelecer a primeira grande rede imperial moderna sob domínio português em concorrência com aquilo que empreendia Espanha. Esta concorrência foi regulamentada sob os auspícios da Santa Sé e consagrada no Tratado de Tordesilhas em 1494  com a divisão do mundo em duas partes, à luz da teoria do Mare Clausum,  de forma a conciliar as duas monarquias cristãs no que respeitava à superintendência dos territórios descobertos e a descobrir por estas duas grandes potências europeias.

O ideal de universalização do Cristianismo teve sempre na base motivadora e legitimadora fundamental, dita pelos documentos, de todo este processo de expansão terrestre e marítima. A construção do império era acompanhado, como sabemos, pela concomitante edificação das bases da Igreja Católica nos novos mundos descobertos através da ação dos missionários de várias ordens.

A Ordem de Cristo ficou durante muitos anos com a tutela deste processo de edificação da Igreja nos novos territórios, tendo sido a Madeira erguida como primeira grande rampa de lançamento desta política expansionista. De tal modo, que em 1514 se edificou a primeira diocese bem sucedida em território ultramarino sob domínio português: a Diocese do Funchal. Esta que foi a maior diocese do mundo aquando da sua criação e durante poucas décadas, dependia da Ordem de Cristo e detinha jurisdição sobre todos os territórios descobertos e a descobrir, isto é, envolvia três continentes.

Assinalamos, pois, entre este ano de 2012 e o ano de 2014 um ciclo de acontecimentos da maior relevância para a história portuguesa e para o processo de universalização do Cristianismo, ao qual a medieval e polémica Ordem do Templo está umbilicalmente ligada.


José Eduardo Franco, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

2 comentários:

  1. A "Ordo Pauperum Commilitonum Christi Templique Salominici", mito idealizado para a construção da nova Jerusalém Celeste edificada sobre os alicerces da "Santa" Igreja que juraram proteger. Curiosamente ou ironicamente foi essa instituição submitida ao poder terreno de um Rei que os "tornou" Mártires e com esse Mártirio edificiou o Mito místico que hoje rodeia a palavra Templários....
    Que os inocentes torturados vitimas da "proto-Inquisição" repousem em paz na sua tão sonhada e literalmente projectada(Isto falando em arquitectura templária, séria uma longa conversa) Jerusalém.

    Quís a providência que em terra Lusas, existisse um Rei de cabelos e barbas Ruivas( assim reza a lenda sobre o aspecto físico do Rei D. Dinis descoberto quando se abriu o tumulo acidentalmente em 1938 se a memória não me falha) trovador e bom Governante com visão de estado ( embora com alguns pecados na sua vida íntima e familiar, mas ninguém é perfeito, e talvez a suma santidade da sua esposa, pudesse originar algum tipo de carência...esposa essa que reza a história apesar das infelidades conjugais do Rei esse sempre teve em grande estima e de certo modo amou,...mas a vida intíma de um Rei também dária uma longa "estória" própria de cinema passados 750 anos do seu nascimento.
    Mas teve a visão para salvaguardar o maior bem que um homem possui ( claro a seguir a paz de espirito) o conhecimento de uma ordem estabelecida um pouco por todo o mundo conhecido de então, e foi esse conhecimento que em grande parte permitiu a realização dos feitos desta pequena e pobre nação de nome Portugal a partir do fins do século XIV e XV.

    Finalizo este meu comentário de muito escrever e talvez pouco dizer, mui gentil e nobre senhora Marian, que fico contente por vê-la a postar sobre a "Ordo Pauperum Commilitonum Christi Templique Salominici",

    "Non nobis Domine, non nobis, sed nomine Tuo da gloriam" (Sl. 113,9 - Vulgata Latina)

    "Na noite escreve um seu cantar de amigo
    O plantador de naus a haver,
    E ouve um silêncio múrmuro consigo.."

    Fernando Pessoa in sexto/D. Dinis na Mensagem

    ResponderEliminar
  2. Ai Jorge, Jorge... A voz da tua consciência já deve saber o que te poderia eu aqui dizer.

    Pax Christi!

    ResponderEliminar